Como atender reclamações pelas redes sociais?

Como atender reclamações pelas redes sociais?

A presença das empresas nas redes sociais foi de extrema importância por vários motivos e um deles é saber se o seu produto está atendendo de forma satisfatória, ou não, as necessidades de seus clientes. É sempre bom ouvir elogios, mas é necessário estar preparado para os comentários recheados de críticas das mais leves até as mais cheias de fúria. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como lidar com essas situações.

O primeiro ponto importante é ser rápido no atendimento. Ao receber uma crítica, responda o mais rápido possível, pois o tempo até a resposta da empresa passa ser um item muito importante. A demora na sua resposta pode se tornar um fator crucial para o cliente ficar ainda mais insatisfeito com a empresa.

Nunca cometa o erro de deletar, muito menos ignorar qualquer reclamação de um consumidor. Use sempre um tom amigável se apresentando e chamando o cliente pelo nome, isso fará com que ele se sinta respeitado, facilitando o processo na solução do problema. Outro detalhe importante é  não mudar o canal da reclamação para um telefone, email e etc. Assim, outras pessoas poderão presenciar a empresa dando a devida atenção para seus consumidores.

Uma estratégia que algumas empresas adotam é oferecer um brinde, de preferência um produto ou serviço da sua empresa ao cliente após a solução de um problema grave que ele efetuou uma reclamação.