Pagamento pelo celular em lojas físicas chegou ao Brasil

Pagamento pelo celular em lojas físicas chegou ao Brasil

Android Play é o nome do aplicativo de celular que promete a facilidade de pagamento sem o uso do cartão de débito ou crédito, apenas aproximando o celular de uma maquininha NFC, o aplicativo substitui a necessidade do cartão.

Ele funciona a partir do download do aplicativo em um celular android que tenha conexão NFC, um cartão compatível cadastrado no app e, após isso o usuário realiza o pagamento aproximando o celular à uma maquininha NFC.

Aparentemente o processo de pagamento é parecido com o processo de pagamento do cartão, o lojista insere um valor na maquininha, seleciona a forma de pagamento, o usuário desbloqueia o celular e aproxima o mesmo da maquininha e, quando os dispositivos se reconhecem é realizado o pagamento e então é emitido o comprovante.

O sistema Google ainda promete segurança no procedimento, uma vez que durante as transações não se é utilizado o número do cartão, mas sim um número virtual gerado na hora do cadastro e validado pelo banco, caso o usuário venha a perder o celular, ele pode realizar o cancelamento remotamente.

Lojas, empresas e Bancos já demonstraram interesse em introduzir o sistema em seus atributos, sendo mais conveniente, rápido e auxiliando a diminuir custos de manutenção de maquininhas.

A NFC – Near Field Communication – é uma tecnologia concentrada em um chip que permite a troca de informações entre dispositivos de celulares sem a necessidade de cabos ou fios, sendo necessária apenas uma aproximação física. Ele tem capacidade de armazenamento, sendo assim pode ser usado como identidade, para realizar um pagamento, ler tags NFC em museu, vitrines de loja, dando detalhes das exposições ou ainda existe a possibilidade de substituírem códigos de barra, além dos cartões de crédito. “A tecnologia é um padrão definido pelo NFC Fórum, um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos. Entre os principais membros do Fórum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint,  Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel”.