Principais métricas para saber se sua estratégia de Marketing Digital está eficiente.

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Indicadores do sucesso de uma estratégia de marketing digital

Você sabia que os resultados do Marketing Digital podem ser expostos com clareza em suas análises? Sabe quais as melhores métricas para avaliar sua estratégia? Gostaria de apresentar-lhe cinco métricas fundamentais utilizadas para acompanhar o desempenho de suas ações para o aumento de vendas, posicionamento e conexão com seu público.

  1. Leads gerados

O aumento de leads em seus canais digitais irá mostrar se você está realmente conseguindo manter seu público interessado nos assuntos e informações publicadas. Quando mais pessoas se cadastram para ter acesso a informações pertinentes ao seu negócio, pode se ter segurança de que sua área de atuação é atrativa e existe um público que consome esse conteúdo e tem interesse em ter disponível de maneira priorizada, novas informações compartilhadas.

Assim vemos que a quantidade de leads pode demonstrar se a sua estratégia de marketing digital é eficaz para alcançar a sua person (a representação fictícia do seu cliente ideal) e gerar interesse nas suas ofertas. Essa métrica merece um acompanhamento mensal, para que sua estratégia seja repensada caso o número de leads gerados diminua.

  1. Taxas de conversão no funil de vendas

Como o objetivo é gerar resultados, o funil de vendas se torna ferramenta de análise fundamental no momento de avaliar sua estratégia de marketing e é composto por 4 etapas: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Faz-se necessário o acompanhamento da porcentagem de visitantes que viraram leads, leads que viraram oportunidades, e oportunidades que viraram clientes.

Essa métrica é a ideal no momento de diagnosticar gargalos em uma estratégia de marketing.

Por meio do acompanhamento das taxas de conversão entre cada etapa da sua estratégia, podem aparecer ideias que irão mudar a sua maneira de ver e ter um melhor entendimento sobre o comportamento do seu público, solucionando possíveis carências nessa comunicação. Convertendo poucos visitantes em leads, por exemplo, pode indicar a hora de revisitar sua estratégia de geração de leads e focar em novas ações que melhorarão esses resultados. Agora, caso esses poucos leads representem uma grande porcentagem de clientes finais, isso indica que a informação disponível está muito bem-criada e atende os interesses de quem tem acesso a ela, a solução então pode estar na exposição do seu conteúdo. Através dessa análise você saberá qual ponto da estratégia necessita de melhorias.

  1. Oportunidades de vendas

Acompanhar o número de oportunidades de vendas criadas por meio das estratégias de marketing mostrará se todas as ações projetadas estão sendo eficazes para a empresa. Esses dados dizem se sua estratégia está gerando oportunidades de vendas para serem trabalhadas pelo time comercial.

Na inserção do Inbound Marketing em um negócio, a maior parte dos leads gerados podem sinalizar oportunidades de vendas. Nesse primeiro momento o volume gerado costuma ser inferior à capacidade da equipe de atendimento, assim os colaboradores podem entrar em contato com todos os cadastros que chegarem.

Em um cenário seguinte, com o aumento desse número, se faz necessária a criação de uma qualificação, filtros para os leads serem trabalhados com uma prioridade onde os clientes potenciais são enfatizados.

Desse modo, o acompanhamento da quantidade de oportunidades de vendas geradas mensalmente, pode contribuir para identificar se a estratégia de geração de leads está sendo direcionada de forma eficiente, inclusive podendo também avaliar se suas métricas para qualificação desses leads estão tendo o resultado esperado ou pode haver melhorias.

  1. Custo de aquisição de clientes

Você sabe quanto custa captar um novo cliente? Saber quanto sua empresa gasta para adquirir cada novo cliente é essencial para avaliar seu desempenho nas áreas de marketing e vendas. Assim vemos a importância de calcular e acompanhar periodicamente, o custo de aquisição de clientes, conhecido também como CAC que por definição é: “o conjunto de investimentos feitos para convencer um prospecto a se tornar cliente”.

Para realizar esse cálculo, basta somar todo o investimento em marketing e em vendas e dividir esse montante pelo número de clientes conquistados em determinado período de tempo, como um mês ou um ano. Existem também ferramentas on-line gratuitas que podem te auxiliar nesse cálculo.

Esses números vão te ajudar a definir seu orçamento de marketing e vendas, além de analisar se a sua estratégia está sendo eficiente para adquirir novos clientes com o menor custo possível.

  1. Retorno sobre Investimento

A métrica mais tradicional também não pode ser esquecida, pois uma empresa que gasta mais recursos em seu marketing do que a receita gerada por ele, não possui uma estratégia eficaz, e precisa ser revisada. O objetivo de toda estratégia de marketing digital é gerar retorno financeiro para a empresa.

O Retorno sobre Investimento, também conhecido por ROI, é a métrica que demonstra se um investimento teve saldo positivo ou negativo. Para realizar esse cálculo, somente é necessário subtrair os custos da sua estratégia de marketing da receita gerada por ela e dividir esse montante pelos custos. O resultado é expressado como uma porcentagem ou um fator.

Um resultado positivo indica que a estratégia está trazendo lucro para a empresa, enquanto se negativo, sinaliza que você está gastando mais do que deveria para adquirir novos clientes.

Mesmo controlando todas essas métricas cruciais: leads gerados, taxas de conversão do funil de vendas, novas oportunidades, CAC e ROI, é importante lembrar que todas podem ser auxiliadas por outras métricas secundárias. Ainda sim, você está muito bem servido com esses cinco indicadores, se sua intenção é fazer uma avaliação estratégica das operações da sua empresa.

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