Sua empresa atende bem os clientes?

Sua empresa atende bem os clientes?

Uma das características mais importantes para uma empresa é a qualidade de seu atendimento, onde a satisfação pode ser um grande diferencial para o cliente na hora de decidir onde adquirir o produto ou serviço que ele deseja, ou até mesmo onde não adquirir caso seja mal atendido. Visando ter este diferencial, muitas empresas estão cada vez mais capacitando seus funcionários devido o mercado estar aumentando sua competitividade a cada dia.

A função de atender ao cliente nunca deve ser definido como algo simplesmente rotineiro, pois cada cliente possui uma necessidade diferente para ser atendida. O primeiro passo para um bom atendimento é a recepção que o cliente recebe. Procure sempre iniciar com um sorriso e um aperto de mão mostrando-se sempre receptivo. O tratamento “Senhor” e “Senhora” são indispensáveis mesmo aos jovens, a não ser que o cliente dispense tal tratamento. Desmonstre sempre simpatia, pois ela é o seu maior cartão de visitas.

O tempo do atendimento é um fator de extrema importância. Em grande maioria das vezes, o consumidor deseja que a necessidade seja atendida da melhor forma possível e em curto espaço de tempo sempre de forma clara e educada, porém, neste processo devemos ter cautela para não passar a impressão de que desejamos nos “livrar” dele. Ao falar sobre o seu produto ou serviço, sempre evite usar siglas, abreviações e termos técnicos. Use sempre expressões simples para seu consumidor entender facilmente do que se trata.

Sempre que o cliente efetuar uma reclamação, ou até mesmo uma sugestão, ouça sempre com atenção em ambos os casos e encaminhe o mais breve possível para o setor responsável para que as medidas adequadas possam ser tomadas. A opinião do cliente estará ajudando a melhorar cada vez mais o serviço prestado.

Além de tudo mantenha o seu ambiente de trabalho sempre organizado e limpo, isto ajuda todos a desempenharem melhor suas funções.