Suas senhas são fortes?

Senhas Fortes

Por que é importante ter uma senha forte?

Ter uma senha de acesso forte é extremamente importante para ajudá-lo a ficar mais protegido tanto online quanto offline.

Se você tem usado senhas como: 123456, qwerty, senha, abcdef, nome da sua empresa, ou outras palavras fáceis, você pode ser alvo de uma invasão.

Quando você utiliza uma senha fácil ou comum, hackers que usam softwares mal-intencionados conseguem quebrar essa segurança com maior facilidade através de milhões de combinações feitas em um espaço de tempo extremamente curto.

Mas o que torna minha senha forte ou fraca?

Senhas que são muito comuns, como “123456”, sua data de nascimento, “admin” ou até mesmo o nome da sua empresa, normalmente são mais fáceis de serem descobertas e quebradas por hackers. Isso porque são uma as primeiras combinações a serem tentadas por softwares mal-intencionados, visto que boa parte dos usuários tendem a utilizar senhas mais fáceis para lembrá-las.

Um outro ponto que pode deixar seu acesso inseguro é usar a mesma senha para todas as suas contas. Você até pode ter uma senha forte, mas se ela é utilizada para acessar outras contas de email, sites de comércio eletrônico, redes sociais ou até mesmo no seu computador, é possível que você seja alvo de uma invasão. Isso porque se algum software consegue descobrir sua senha (ex.: através de um site comprometido), ele terá acesso a todas as outras suas contas, ficando assim bastante vulnerável.

Então, como devo criar minhas senhas?

Como comentamos, uma senha forte lhe dará maior segurança, e evitar usar a mesma senha para tudo evitará que todas as suas contas fiquem vulneráveis. Pensando nisso, separamos algumas dicas que reduzirão bastante as chances de se tornar vítima de cibercrimes:

  • Crie senhas utilizando números, letras e pontuações (&, !, @, $, etc.)
  • Não use senhas óbvias que podem ser facilmente quebradas
  • Crie senhas fortes e que você consiga memorizar (ex.: “@meuaniverssarioe101980”)
  • Não compartilhe ou envie senhas por mensagem, email ou outros meios de comunicação
  • Mantenha sempre seu antivirus atualizado
  • E por último, não use a mesma senha para tudo

Separamos esse link muito útil da Microsoft para que você possa testar a força das suas senhas: https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/password-checker.aspx